A aplicação intra-articular de ácido hialurônico em joelho (viscossuplementação) tem indicação nos casso de osteoartrite e condropatia.
A viscoelasticidade do líquido sinovial, da articulação afetada, deteriora-se devido à redução na concentração e no peso molecular do ácido hialurônico, um dos componentes fundamentais da matriz extracelular articular. Essa deficiência privará a articulação dos benéficos e necessários efeitos reológicos (efeitos anabolizantes e reguladores das respostas inflamatórias nas articulações) promovidas pelo ácido hialurônico fisiológico.

Índice
Osteoartrose
Na osteoartrose nos casos leves a moderados, podendo ser utilizado como primeira linha de tratamento, pelo efeito condroprotetor, além de analgésico.
Reduz a quantidade do uso de analgésicos, opoides, anti-inflamatórios não esteroidais e esteroidas, que podem gerar toxicidade significativa, principalmente em idosos.
Não tem de ser utilizado de maneira isolada, e sim associada a medidas farmacológicas e reabilitadoras as quais potencializam e prologam os efeitos benéficos da viscossuplementação.
Condropatia
Na condropatia patelofemoral nos graus 3 e 4, lembrando da necessidade de um programa de reabilitação associado a viscossuplementação.
A realização diminui a necessidade de analgésicos e anti-inflamatórios, promovendo melhora da qualidade de vida. Potencializa a reabilitação e redução do desgaste da cartilagem, sendo custo efetivo com relação ao tratamento habitual.
Referências:
- Why we should definitely include intra-articular hyaluronic acid as a therapeutic option in the management of knee osteoarthritis: Results of an extensive critical literature review.
- Uso do ácido hialurônico exógeno no tratamento da condropatia patelar – Ensaio clínico randomizado
TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
No Comments