Cisto de Baker, água no joelho, derrame articular, inchaço: o que pode ser?

Qualquer situação que provoque uma reação inflamatória no joelho, provoca o aumento do líquido sinovial pela irritação da sinóvia (sinovite), tecido que reveste o joelho por dentro. O aumento do líquido sinovial, é a água no joelho ou derrame articular (inchaço no joelho), que pode ser de causa reumática (artrite reumatóide), traumática (rupturas ou fraturas), degenerativas (artrose), infecciosa (artrite séptica) ou idiopática (sem causa definida).

Tratando as lesões, melhora o quadro clínico.

água no joelho

Uma dúvida comum é sobre o cisto de Baker ou poplíteo, que provoca um aumento de volume na parte de trás do joelho.

O cisto de Baker é causado por um inchaço no joelho. Esse inchaço ocorre devido a um aumento na quantidade de líquido sinovial – o fluído que lubrifica as articulações. Quando esse líquido se acumula na parte de trás do joelho, num local chamado de bursa poplítea, ele forma um cisto.

cisto de baker

Ele não é causa da inflamação, ele aumenta, quando tem aumento de volume do líquido intra-articular, saiba mais aqui.

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
Joelho-Brasília
Joelho-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *