Osteoartrose ou gonartrose tricompartimental primária

O que é Osteoartrose Tricompartimental?

O que é a osteoartrose tricompartimental do joelho? A osteoartrose afeta a articulação do joelho mais do que qualquer outra articulação. Se o seu diagnóstico é de osteoartrose tricompartimental no joelho, você entenderá melhor suas opções de tratamento com uma pequena lição sobre a anatomia básica do joelho.

artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. Não relacionado com traumas ou doenças que machuquem a articulação.

gonartrose tricompartimental

Os Três Compartimentos do Joelho

Existem três compartimentos do joelho. Cada compartimento recebe o nome a partir dos dois ossos que se juntam naquele compartimento da articulação do joelho.

Os três compartimentos são:

  • compartimento femorotibial medial (interno)
  • compartimento femorotibial lateral (externo)
  • compartimento femoropatelar (formado pela patela e fêmur)

Gonartrose primária e os Compartimentos do Joelho

A gonartrose pode afetar um, dois ou três compartimentos do joelho. Quando os três são afetados, é chamado de gonartrose tricompartimental. Existem vários tratamentos conservadores para ajudar a aliviar a osteoartrite do joelho. Quando tratamentos conservadores não são eficazes, você pode ser um candidato para a cirurgia de substituição do joelho.

Descobrindo o Compartimento Afetado do Joelho

Um exame físico pode fornecer a primeira indicação de qual compartimento está afetado. O seu médico irá pedir-lhe para ficar em pé e andar. Enquanto você estiver em pé, seu médico irá observá-lo para qualquer deformidade postural, como valgo (pernas de tesoura) ou varo (pernas de vaqueiro). Também pode haver diferenças óbvias ou sutis no comprimento das pernas.

Osteotomias para tratamento de artrose unicompartimental >

Quando seu médico lhe pedir para andar, ele irá observar anormalidades nos passos, tais como o mancar de um lado.

Artrose raio x do joelho

Serão necessários raios X para confirmar a perda de cartilagem e os danos articulares associados às anomalias observadas durante o exame físico. Em imagens de raios X, a perda de cartilagem aparece como estreitamento do espaço entre as extremidades dos ossos que formam a articulação.

Isso é chamado de estreitamento do espaço articular. O lado que tiver vai definir se a artrose é medial ou lateral.

Grau da artrose no joelho

Uma das mais utilizadas é a classificação de Dejour:

-Tipo 1: Pré-artrose. Apenas abrasão da cartilagem, com poucos sintomas, radiografias normais. Geralmente demora cerca de 10 anos até atingir o estágio 2
Tipo 2: Artrose inicial. Pouco sintomático, apresenta lesão de cartilagem já visível ao raio-x, com reações ósseas características da artrose. Este estágio tem duração média de 8 anos
Tipo 3: Artrose mais avançada, nesse estágio há lesão importante de cartilagem, no raio-x vemos “osso com osso”
Tipo 4: artrose grave

A de Allback tem o grau 5, com subluxação do joelho.

Tratamentos da gonartrose >

Compartilhe essa informação!
Joelho-Brasília
Joelho-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *