Lesões da Cartilagem do Joelho

Principais lesões da cartilagem:

lesões da cartilagem

A cartilagem hialina das articulações é um tecido muito especializado, que não pode ter vasos sanguíneos ou nervos, pois tem de ser lisa e ao mesmo tempo, poder ser comprimida e esticada, para reduzir o atrito e permitido o movimento das articulações fluído e indolor.

Cartilagem do Joelho

A cartilagem do joelho é o tecido que “recobre” a articulação e tem a função de permitir o deslizamento suave entre os ossos da articulação.

A cartilagem do joelho é especializada em sustentar o peso do corpo, evitando o atrito e o desgaste do joelho.

A nutrição da cartilagem do joelho é essencialmente feita pelo líquido sinovial da própria articulação que lubrifica o joelho como um todo. Como a cartilagem não recebe vascularização (“nutrição”) pelo sangue como a maioria dos tecidos do corpo, a cicatrização e a regeneração são difíceis de ocorrer nas lesões de cartilagem do joelho.

Lesões da Cartilagem do Joelho

A lesão da cartilagem do joelho pode ocorrer devido a traumas e torções no joelho e também pelo uso excessivo nos esportes de impacto.

Os sintomas mais comuns da lesão da cartilagem do joelho são a dor no joelho, o inchaço e crepitação (estalos ou ruídos) no joelho, podendo também acontecer o chamado bloqueio articular quando um fragmento de cartilagem se desloca e fica preso no meio do joelho.

O diagnóstico da lesão de cartilagem deve ser feito pelo exame clínico realizado pelo ortopedista especialista em joelho e por exames complementares como a Radiografia (Rx) do joelho e a Ressonância Magnética. Eventualmente, uma cirurgia de artroscopia do joelho pode ser necessária para o diagnóstico preciso.

Gradação

Lesões da Cartilagem do Joelho 1

A lesão da cartilagem pode ser dividida em 4 graus de acordo com sua profundidade:

  • Grau 1: Lesão superficial
  • Grau 2: Lesão parcial acometendo até no máximo 50% da espessura da cartilagem
  • Grau 3: Lesão parcial acometendo mais de 50% da cartilagem sem acometer o osso subcondral (osso que fica logo abaixo da cartilagem)
  • Grau 4: Lesão total com acometimento do osso abaixo da cartilagem.

Tratamento

Como a cartilagem do joelho tem uma capacidade regenerativa muito pequena, dificulta muito o tratamento, saiba mais aqui >

Nas lesões leves

Indicado que o paciente se mantenha no peso considerado ideal para suas características físicas; evite, diminua ou modifique as atividades de impacto e o treino das suas atividades esportivas. É muito importante a orientação do ortopedista na modificação do treino das atividades esportivas visando que o paciente continue praticando suas atividades sobrecarregando o mínimo possível sua cartilagem.

Também é necessária a realização de exercícios específicos para fortalecer a musculatura do joelho sem sobrecarregar a cartilagem, daí a importância na orientação do médico para que o fortalecimento seja realizado de maneira adequada. O equilíbrio muscular é muito importante e deve ser alcançado balanceando-se fortalecimento e alongamento. Modernas medicações para cartilagem, analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia específica são indicados para aliviar a dor e deixar a região mais resistente e protegida.

Nas lesões graves

Indicado infiltração, onde medicamentos especiais são injetados dentro do joelho, podem amenizar a dor e diminuir o atrito articular, bem como proteger a cartilagem e desacelerar a velocidade do desgaste. Quando indicadas, as mesmas são realizadas após aplicação de anestésico, com o mínimo de desconforto para o paciente. Saiba mais aqui >

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico depende das características do paciente e das características da lesão. Saiba mais aqui >

As técnicas cirúrgicas para tratamento da lesão da cartilagem articular vem sofrendo constante evolução e otimização sendo importante a oferta das opções mais modernas pelo médico ortopedista que deve manter-se sempre atualizado.

Referências

Atualização no diagnóstico e tratamento das lesões condrais do joelho
Cartilagem do joelho: da fisiologia à clínica-algumas considerações

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
Joelho-Brasília
Joelho-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *